Afternoon Tea | Chá da tarde em Londres

Durante o século XIX era comum apenas duas refeições diárias como o café da manhã e jantar por volta das 8 horas da noite, mas era inevitável aquela paradinha durante o dia para um chá - já muito consumido na época.

Foi a duquesa Anna de Bedford que se queixou e passou a convidar seus amigos para um lanche durante as tardes que passava em seu palácio. Logo que retornou á Londres, continuou enviando convites aos seus amigos e passou a utilizar os salões maiores para o encontro. Em pouco tempo toda a sociedade da época aderiu ao lanchinho da tarde, que até hoje é conhecido como Afternoon Tea.

As classes mais altas da época, o preparavam por volta das quatro horas da tarde, pouco antes do tradicional passeio pelo Hyde Park, e as classes média e mais baixas após as seis horas da tarde, como um jantar. 

Atualmente são milhares de opções para quem deseja saborear um lanche tradicional, seja em confeitarias, cafés ou ainda nos famosos hotéis que oferecem além das torradas e chá, uma taça de champanhe, mini bolos, e outras delicias. 

Se você quer aproveitar uma tarde de passeio em Londres, não deixe de conferir e saborear um chá da tarde  em um dos pontos mais famosos, confira as dicas a baixo:

Harrods: a mais de 150 anos a mais famosa loja de departamentos atrai os mais fortunados da cidade e turistas que a visitam para ver a história da família Al-Fayed. Todos os dias entre as 12:30 e 17:00 horas é servido o afternoon tea, com um menu com sanduíches de lagosta, salmão, e outras delicias, champanhe, além de poder escolher um chá do próprio jardim da Harrods. A partir de £29. Harrods 87-135 Brompton Road SW1X 7XL.

The Ritz Hotel: um dos hotéis mais luxuosos e imponentes da capital, abre as portas do restaurante Palm Court para o chá da tarde. Com um menu requintado, o glamour se estende também ao vestuário dos convidados, que no restaurante deve ser formal com gravata e terno para os homens e vestidos para as mulheres. A partir de £45. The Ritz Hotel 150 Piccadilly W1J 9BR.

Savoy Hotel: no Thames Foyer no coração do Hotel Savoy em Londres, é que as tardes ganham um glamour dos anos passados, o jardim de inverno e um pianista que encanta a todos, tornando assim o ambiente agradável e perfeito para um chá da tarde. Por aqui você poderá escolher entre diversos chás, sanduíches, biscoitos caseiros, além de geléias e cremes deliciosos, e doces criados pelo famoso Chef Ludwig Hely. A partir de £54. Hotel Savoy, Strand, London WC2R 0EU.

Grosvenor Hotel Mayfair: inaugurado em 1929 e frequentado por celebridades e líderes mundiais, foi premiado em 2013 por seu chá de excelência e alto padrão em serviços e qualidade. A partir de £32. The Grosvenor, 101 Buckingham Palace Road, SW1W 0SJ.

The Landmark London Hotel: com uma grande variedade de sanduíches, doces franceses, folhados, além da opção do Chocolate Chá da tarde. O Hotel de luxo oferece o tradicional chá da tarde com todo glamour e requinte da tradição. A partir de £40. The Landmark London Hotel, 222 Marylebone Road NW1 6JQ.