Abertura do Parlamento Britânico em 2015

rainha-da-inglaterra.jpg

Acontece nesta Quarta-feira, dia 27 de Maio o "State Opening of Parliament", a abertura do estado, é o marco inicial do novo ano parlamentar seguido das eleições no qual a rainha estabelece através de um discurso aberto as agenda e políticas para o próximo governo. 

Esta é a única ocasião regular quando os três elementos constitutivos do Parlamento, o Soberano, a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns, se encontram. 

A cerimonia terá inicio no Palácio de Buckingham, onde a Rainha Elizabeth II e o Duque de Edimburgo, seguem de carruagem até o Palácio de Westminster, em Londres. Uma multidão acompanha todo o trajeto, passando pela The Mall e Whitehall.

Vestindo o estado imperial da coroa e o manto de estado, a rainha lidera a procissão real através da Galeria Real até a Câmara dos Lordes, com cerca de 600 convidados. 

Segundo a tradição desde 1852, o funcionário da Casa dos Lordes conhecido como 'Black Rod' é enviado para convocar os "Commons". As portas para a câmara dos Commons são fechadas em sua cara, uma prática que remonta à Guerra Civil e simboliza a independência dos comuns da monarquia. Então o Black Rod bate a porta três vezes antes de ser aberta, e se posicionam de pé á extremidade oposta do trono real, conhecida como "Bar of the House".

O discurso realizado pela rainha, é escrito pelo novo governo e apresenta suas novas políticas e legislações para o novo ano de governo. Em seguida, a rainha deixa a Casa do Parlamento, e todos devem retornar ao trabalho normalmente, debatendo sobre o novo programa apresentado.