Bonfire Night em Londres | 5 de Novembro

Todos os anos no dia  5 de Novembro, a Inglaterra comemora com festa e fogos a não destruição do Parlamento Britânico. Comemorar o que não aconteceu? Isso mesmo!

O soldado inglês Guy Fawkes, fazia parte da Conspiração da Pólvora (Gunpowder Plot), o qual se pretendia assassinar o então Rei Jaime I, além de membros protestantes do parlamento inglês. 

novembro-em-londres.jpg

Com mais de trinta e seis barris de pólvora, estocado sob o parlamento inglês, Guy pretendia explodi-lo durante uma sessão onde estariam todos os membros em Novembro de 1605. Porém, os conspiradores perceberam que muitos inocentes da causa católica sofreriam com o ato, então decidiram informar aos que participam do grupo para permanecerem distantes do parlamento no dia da explosão.

Claro que a informação caiu nos ouvidos do Rei, que imediatamente ordenou buscas e logo foram encontrados além dos barris, o soldado Guy Fawkes, que após dias de tortura admitiu o ato. 

eventos-londres.jpg

Após a condenação à morte, tanto de Guy como de outros participantes o soldado conseguiu fugir dos guardas reais, se desvincilhando e ao pular uma escada, caiu quebrando o pescoço e evitado a tortura. Mas a ira do Rei não deixou barato, seu corpo foi esquartejado e exposto publicamente.

E até os dias de hoje, é comemorado com fogos e bonecos que representam o soldado que não conseguiu queimar o Parlamento.