Bonfire Night em Londres: Celebração e Dicas para Aproveitar
Todos os anos no dia 5 de Novembro, a Inglaterra comemora com festa e fogos a não destruição do Parlamento Britânico. Comemorar o que não aconteceu? Isso mesmo!
O soldado inglês Guy Fawkes, fazia parte da Conspiração da Pólvora (Gunpowder Plot), o qual se pretendia assassinar o então Rei Jaime I, além de membros protestantes do parlamento inglês.
Com mais de trinta e seis barris de pólvora, estocado sob o parlamento inglês, Guy pretendia explodi-lo durante uma sessão onde estariam todos os membros em Novembro de 1605. Porém, os conspiradores perceberam que muitos inocentes da causa católica sofreriam com o ato, então decidiram informar aos que participam do grupo para permanecerem distantes do parlamento no dia da explosão.
Claro que a informação caiu nos ouvidos do Rei, que imediatamente ordenou buscas e logo foram encontrados além dos barris, o soldado Guy Fawkes, que após dias de tortura admitiu o ato.
Após a condenação à morte, tanto de Guy como de outros participantes o soldado conseguiu fugir dos guardas reais, se desvencilhando e ao pular uma escada, caiu quebrando o pescoço e evitado a tortura. Mas a ira do Rei não deixou barato, seu corpo foi esquartejado e exposto publicamente.
E até os dias de hoje, é comemorado com fogos e bonecos que representam o soldado que não conseguiu queimar o Parlamento.
Até os dias de hoje, para segurança da casa e membros sempre antes da abertura do parlamento, os guardas Yeomen fazem uma busca por todo o edifício.
“Remember, remember, the fifth of November
Gunpowder treason and plot
We see no reason
Why Gunpowder treason
Should ever be forgot …."
A rima que todos os britânicos aprendem desde a infância sobre o acontecimento.