Parque de Greenwich em Londres

O distrito de Greenwich ao Sul de Londres, é sem dúvida um dos atrativos que atraí milhares de turistas, seja por sua beleza e charme, pequenos e aconchegantes restaurantes, feiras, e claro o parque e seu diversos museus, além de ter sido local dos Jogos Olímpicos de 2012. 

O Parque de Greenwich faz parte do seleto grupo de parques Reais, com mais de 74 hectares e sendo um dos mais antigos da cidade, este abriga o Observatório Real de Greenwich, O Museu Nacional Marítimo, o Old Royal Naval College e o Meridiano de Greenwich.

greenwich.jpg

Em 1427, o parque que pertencia à Abadia de São Pedro de Gand, e após a coroa foi doado por Henrique VI para o seu sobrinho Humphrey, Duque de Gloucester, que iniciou a construção de alguns palácios e um pequeno castelo, que sofreram algumas alterações nos séculos seguintes, e transformaram-se em museus hoje abertos ao público. 

CURIOSIDADE: Conta a lenda que em 1662, o rei Carlos II passeava pelo parque com Catarina de Bragança - Rainha da Inglaterra, quando ao colher uma flor e entrega-la, percebeu que havia oferecido por engano á uma senhora que passava próximo. A então Rainha, bastante revoltada, ordenou que todas as flores do parque fossem arrancadas, restando apenas relva verde. 

meridiano-londres.jpg

Além de oferecer uma vista deslumbrante da cidade, o parque é muito visitado por turistas devido ao Meridiano de Greenwich, que por convenção foi estabelecido em 1851 por George Biddell Airy, como a linha que divide o globo terrestre em Ocidente e Oriente, porém apenas em 1884 definido por um acordo internacional, o Meridiano de Greenwich que concorreu com outras países europeus como França, Espanha e Portugal, mas devido a ser uma das maiores potências da época a Inglaterra foi a escolhida para definir o horário mundial, sendo a hora aqui chamada de Greenwich Mean Time - GTM.