Super-henge: nova descoberta na Inglaterra

Super-henge e Stone-henge, as pedras da Grã Bretanha

Arqueólogos descobriram na Inglaterra cerca de cem pedras monólitos que formam um círculo cinco vezes maior do que o monumento arqueológico de Stonehenge, o que consideram o maior monumento neolítico da Grã Bretanha.

 @ Stonehenge Hidden Landscapes Project

@Stonehenge Hidden Landscapes Project

As pedras chegam a medir mais de 4 metros de altura e acredita-se que tenham mais de 4,5 mil anos. Para os pesquisadores esta é uma importante descoberta que poderá acrescentar um novo capítulo a história do monumento de Stonehenge e assim poder compreender a real razão da existência destes momentos para os povos antigos.

Descobertas pelo radar de Durrington Walls, as pedras estão enterradas a cerca de 1 metro de profundidade ao lado de uma vala circular, tipico aterro do período neolitico chamado de henges e por isso o nome Stone-henge e o novo círuclo Super-henge.

Segundo o grupo responsável Stonehenge Hidden Landscapes Project  "apenas 30 pedras estão intactas. Sobreviveram porque foram empurradas e ficaram soterradas pelo solo de Durrington Walls, escondidas durante milénios.