Shakespeare | 450 anos

Todos os anos um evento único tem lugar em Stratford-upon-Avon para marcar o nascimento do maior dramaturgo do mundo.

Shakeaspeare.jpg

As festas de aniversário são uma tradição que remota quase 200 anos e são realizadas no fim de semana mais próximo ao aniversário de William Shakespeare. Em 2014, a Inglaterra comemora o 450º aniversário do nascimento do poeta, com uma série de celebrações ao longo do ano.

Celebrações especiais serão realizadas em Stratford-upon-Avon, no Sábado 26 de Abril a partir das 10:30 da manhã e Domingo 27 de Abril, incluindo uma grande procissão do local de nascimento de Shakespeare até a Igreja da Santíssima Trindade, onde o corpo de Shakespeare está enterrado. 

 Shakeaspeare 450 years, 2013. 

Shakeaspeare 450 years, 2013. 

Devido a importância deste ano de aniversário o Royal Shakespeare Company  irá realizar uma série de eventos especiais para celebrar a ocasião. Haverá música, artistas de rua, teatros, passeios a casa de Shakespeare, festas infantis, leituras de sonetos, e muito mais. 

 

História de Shakespeare

William Shakespeare nasceu na cidade de Stratford-upon-Avon, ao Norte de Londres e foi batizado alguns dias depois em 26 de abril de 1564. Seu pai, John Shakespeare era um fabricante de luvas e comerciante de lã e sua mãe Mary Arden,  filha de um latifundiário de Wilmcote.

Acredita-se que Shakespeare foi educado na King Edward VI Grammar School local, em Stratford.

Foi entre 1585 e 1592 que William começou sua carreira bem sucedida em Londres como ator, escritor e sócio da companhia Lord Chamberlain's Men, que mais tarde ficou conhecida como King's Men. 

Em 1594 surgem os primeiros poemas de Shakespeare, "Vênus e Adônis" e "O Rapto de Lucrécia", que foram publicados e dedicou-os ao seu patrono, Henry Wriothesley, o Conde de Southampton. 

Com registros de suas primeiras peças que começam a aparecer em 1594, produzindo dois sonetos por ano até 1611, seu trabalho duro rapidamente começou a ser reconhecido. Suas peças anteriores eram principalmente histórias e comédias , como "Henrique VI", "Titus Andronicus", "Sonho de Uma Noite de Verão", "O Mercador de Veneza" e "Richard II' . A trágica, "Romeu e Julieta" também foi publicado neste período, e logo após surgem "Hamlet", "Otelo", "King Lear", e "Macbeth", o consagrando como um grande escritor.

Com apenas 52 anos, o grande poeta faleceu em sua cidade em 23 de Abril de 1616, deixando suas propriedades para seus herdeiros, e curiosamente deixou sua "segunda melhor cama" para sua esposa, a qual acredita-se que já não viviam juntos a mais de 20 anos. Curioso, não?

 

Shakespeare em Londres

Para quem está visitando a capital, uma oportunidade de conhecer mais sobre a história do grande dramaturgo inglês é aproveitar a oportunidade para visitar alguns pontos turísticos que marcaram sua história na capital, anote na agenda e venha conhecer. 

  • Shakespeare Globe: a cerca de 200 metros da construção original do globo que foi inaugurado em 1599 e incendiado em 1613, o novo teatro a céu aberto oferece além de eventos especiais que marcam os 450 anos do dramaturgo, muitas de suas peças mais famosas com preço incríveis. New Globe Walk, London SE1 9DT.
  • Sam Wanamaker Playhouse: recém inaugurado em Janeiro, o novo teatro em estilo elizabetano, ao contrário do Globo é todo fechado, e tem como objetivo oferecer durante todo o ano espetáculos. New Globe Walk, London SE1 9DT.
  • Middle Tample Hall: acredita-se que em 1602 o grande ator apresentou aqui sua peça "Twelfth Night", contando com a presença de grandes nomes, além da Rainha Elizabeth I. Middle Tample Lane, London EC4Y 9BT.
  • Victoria and Albert Musum V&A: até o dia 21 de Setembro, o museu apresenta uma exposição chamada "Greatest Living Playwright" , sobre a vida do dramaturgo, com peças de acervo pessoal, além de imagens, depoimentos, entrevistas e informações sobre a vida do poeta até os dias de hoje. Cromwell Road, London SW7 2RL.
  • Guildhall Library: você poderá participar lendo um dos diversos sonetos, ou mesmo apenas apreciando a beleza das palavras e arte de um dos maiores poetas de todos os séculos, a leitura dos sonetos faz parte da Semana Shakespeare, para comemoração do aniversário de 450 anos, além de contar com participações especias e diversos outros eventos, e uma caminhada.  Aldermanbury, London EC2V 7HH. 
  • Orquestra St. Paul's: Ben Palmer apresenta na Terça-feira, 29 de Abril a orquestra de Hamlet e Korngold's de Shakeaspeare. Southbank Centre, Belvedere Rd. SE1 8XX.