Reembolso Tax Free | Imposto VAT

Você sabia que além de aproveitar uma viagem á Londres, você pode também economizar algumas libras esterlinas, apenas pedindo um formulário e o preenchendo?

Se você pretende viajar para Londres ou qualquer outra cidade da Europa, e adquirir bens que serão utilizados fora do espaço Europeu, você pode estar apto a pedir o reembolso do imposto pago sobre mercadorias. 

O VAT - Value Added-Tax, é o imposto que incide sobre bens e serviços, com exceção para alguns produtos como veículos, barcos, alimentos, jornais e vestuário infantil além de outros. O governo oferece reembolso de parte do valor pago pelo sistema Retail Export ou Tax Refund a turistas e visitantes de acordo com algumas regras.

Antes de você viajar, fique atento com informações importantes::

tax-refund-londres.jpg

Quem tem direito: Turistas e estudantes, que efetuem a compra dentro do prazo de três meses antes da saída da União Européia, e não retornarão nos próximos 12 meses.

Lojas participantes: nem todas as lojas e serviços participam do sistema de Tax Refund, por isso antes de adquirir qualquer produto, questione um dos responsáveis ou ainda certifique-se de encontrar o selo que confirma a participação nas vitrines.

Qual o valor de reembolso? o valor pago de imposto é 20%, mas fique atento pois o valor de reembolso é uma parte do imposto. Confira aqui o valor que você pode receber de reembolso. 

Qual os produtos que posso pedir retorno do imposto? Sobre produtos que não sejam para uso e consumo dentro da Europa, e que estejam legíveis para o reembolso. (exceto para produtos com valor de exportação superior a 600 libras) como carros, barcos, roupas infantis e mais.

 

Agora aproveite para fazer compras e siga todos os passos, e economize!

1. No momento que você identificou que a loja participa do sistema Tax Refund, é hora de efetuar o pagamento e pedir o formulário VAT407. Fique atento pois algumas lojas exigem o valor minimo de compra para o pedido (em média de 30 - 75 libras).

2. Normalmente o vendedor pedirá o seu passaporte, para conferir que você está legível a efetuar o pedido, e em alguns casos um dos funcionários do estabelecimento preenche e em outros eles apenas entregam para que você preencha antes de sua viagem. Junte todas as notas fiscais da sua compra e preencha com cuidado o formulário.

3. No aeroporto ou estação de trem, lembre-se de antes de despachar suas malas e efetuar o check-in, procurar o balcão do Tax Refund. Apresente seu passaporte, passagem de saída da Europa, formulário preenchido e notas fiscais de todas as compras efetuadas. 

4. O agente responsável irá conferir todas as notas, e poderá pedir para ver os produtos adquiridos para conferência, por isso o reembolso deve ser feito antes de você despachar suas malas no check-in.

5. Após o carimbo de todos os formulários, você poderá ser direcionado ao outro balcão já dentro da área de embarque para receber ou em alguns casos no mesmo local é realizado o reembolso, que pode ser feito em espécie (moeda local), valor em crédito no seu cartão de crédito ou enviado via correio para o endereço no Brasil.

 

Informações importantes:

  • O pedido só pode ser feito no último país de visita, antes de sair da União Européia. Então se você está viajando de Londres para outra cidade na Europa, guarde os formulários e notas fiscais de compras, e procure o balcão de alfandega para apresentá-los.
  • Evite tirar as etiquetas dos produtos adquiridos, pois para que você esteja legível a receber o reembolso os produtos adquiridos aqui devem ser para uso fora da União Europeia, certifique-se que são novos.
  • Fique atento aos valores limites de pedido, e também de Alfandega no Brasil, antes de viajar com milhares de produtos novos.
  • Chegue cedo ao aeroporto ou estação, para fazer o pedido pois normalmente o processo pode demorar e as filas são longas. 
  • Confira qual os terminais de cada aeroporto que possui o serviço de reembolso antes de sua chegada;
  • lembre-se que não é possível o reembolso sobre despesas de serviços como hotéis, transfers, taxi, guias, restaurantes e refeições e muitos outros.

A Londres Tour oferece além de transfers privativos, com choferes brasileiros e bilíngues, auxilio totalmente gratuito no pedido do Tax Refund em aeroportos e estações de Londres.