Keep Calm & Carry On | Origem e Significado

O cartaz é simples, traz a coroa e uma frase tipica e popular "Keep Calm & Carry On", que em tradução livre significa "Mantenha-se calmo e siga em frente".

A imagem ganhou o mundo e a transformaram em material publicitário, paródias, estampas para diversos artigos e claro diversas versões. Segundo o cineasta Temujin Doran, a frase “trata-se de uma voz histórica, que oferece uma mensagem simples e sincera para inspirar a população a superar tempos difíceis. É um conselho que nunca envelhece: mantenha-se calmo e siga em frente”.

Na Inglaterra a história é que na Primavera de 1939, período em que a Inglaterra se uniu às tropas aliadas para enfrentar a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico preocupado com a população e as grandes perdas e pânico, ordenou que imprimissem cartazes para acalmar o povo. A ideia foi a criação de três cartazes, que seguissem o mesmo padrão e design: duas cores, uma letra elegante para as frases escolhidas e a coroa que representava o Rei George VI.

Os primeiros cartazes foram:

tradicao-londres.jpg

Em azul: Sua coragem,sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória.

Em verde: A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força.    

Após a distribuição dos dois cartazes em Setembro de 1939, percebeu-se que a população havia gostado da ideia, que já tinha se espalhado por diversas partes da cidade, em janelas, veículos, trens e lojas.

keep-calm-and-carry-on.jpg

Mas e o terceiro cartaz? Foi exatamente o cartaz que atualmente é conhecido mundialmente, com a frase "Keep Calm & Carry On".

Na época, o cartaz foi impresso porém seguindo as ordens do rei, que fosse distribuído apenas em situação de crise ou de invasão, este último acabou não sendo lançado. 

Em 2000, após 61 anos o cartaz foi encontrado por uma proprietária de um sebo em meio a antigos livros empoeirados, e o enquadrou e pendurou na parede da livraria. O cartaz fez tanto sucesso com os clientes, que diversas outras cópias foram feitas para venda e assim ganhou o mundo.